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Este site é dedicado à interação com os cursistas, nele disponibilizaremos materiais, dicas, recados e aulas das disciplinas ministradas pelos Professores do cursinho. Sintam-se à vontade para explorá-lo, bem como às demais ferramentas de contato disponíveis neste endereço.

Biologia

Olá galera!

Segue o link para acesso às aulas da professora Bia!

 
Evolução

Genética

Divisões Celulares 

DNA - Síntese


TURMA DE SÁBADOCITOLOGIA 


TURMA DA SEMANAINTRODUÇÃOORGANELAS


ABRAÇOS, 
MANU

Segue as dicas de estudo da professora!

Vídeo: Darwin e a árvore da vida:   http://vimeo.com/45298522
BIOLOGIA AULA 45 CICLOS BIOGEOQUÍMICOShttp://youtu.be/mfi4U8V7RyU


Site sobre Ecologia- Relações Ecológicas: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/relacoesecologicas.php

Bons estudos!
#manu
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E ai galera!!!

Segue também o Material de Evolução.


Olá Cursistas!

Segue o link para baixar o material de Ecologia!


 Abraços,


Olá Galera!!!

Segue o Gabarito das atividades.

Confiram!





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Galera das turmas - Sábado E e F - polos Valdelice e Paulo Freire
Segue abaixo lista de links para complementação das aulas de biologia.
Não deixem de acessar!

Links para acessar:

Professora: Karina


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Gabaritos BIOLOGIA
IV- FOTOSSINTESE (página 130-131)
1-A
2-D
3-G
4-E
5-B
6-L
7- A

8- Questão inadequada para a avaliação de um aluno do Ensino Médio, pela dificuldade de
interpretação dos gráficos propostos, que se referem ao comportamento particular de três
espécies de plantas.
a) A planta do gráfico A provavelmente está presente num bioma de clima
temperado, como, por exemplo, uma floresta decídua temperada. A do gráfico
B é seguramente de um bioma de clima quente, por exemplo, uma floresta
tropical. A do gráfico C é uma planta de deserto.
b) As folhas da planta representada no gráfico C devem ser pequenas, de
cutícula espessa e com estômatos localizados em criptas.

9-
ACESSEM:
http://www.institutocarbonobrasil.org.br/mudancas_climaticas/efeito_estufa
O CO2 é um dos gases atmosféricos que contribui para o efeito estufa, que é um
processo que ocorre naturamente, sendo muito importante na retenção de grande
quantidade de radiação infravermelha na atmosfera terrestre. Sem o efeito estufa
natural, o planeta Terra poderia ficar muito frio, inviabilizando o desenvolvimento de
grande parte das espécies animais e vegetais. Isso ocorreria, pois a radiação solar
refletida pela Terra se perderia totalmente.No entanto, o grande problema é que o efeito estufa está aumentando muito
rapidamente neste último século, pois está havendo uma alta emissão de gases como
gás carbônico, metano e óxido nitroso para a atmosfera. A principal fonte de gás
carbônico é a queima de combustíveis fósseis (carvão, gasolina, diesel) e as
queimadas das florestas.
Pesquisadores do clima afirmam que, num futuro próximo, o aumento da temperatura
provocado pelo efeito estufa poderá ocasionar o derretimento das calotas polares e o
aumento do nível dos mares. Como conseqüência, muitas cidades litorâneas poderão
desaparecer do mapa.
Respondendo a questão: As florestas também são muito importantes para a
absorção de CO2, principalmente quando estão crescendo, pois estas também
transformam o CO2 atmosférico em matéria orgânica sólida por meio da
fotossíntese, “limpando” a atmosfera. Portanto, um aumento no número de
árvores plantadas (e não derrubadas) pode ajudar a diminuir a concentração de
CO2 na atmosfera.VI-HORMÔNIOS E MOVIMENTOS VEGETAIS (página 138-139)

1-B

2- D

3-
a) Caule: geotropismo negativo, isto é, o crescimento do vegetal se dá em
direção contrária à da força da gravidade
Raiz: geotropismo positivo, isto é, o crescimento ocorre na mesma
direção que a força da gravidade
b) A concentração de auxina no caule e na raiz de uma planta em posição
horizontal torna-se maior no lado mais próximo do solo por causa da
força da gravidade. Essa maior concentração de auxina no referido lado
determina diferentes efeitos no caule e na raiz. No caule exerce um
efeito estimulador, provocando maior crescimento das células nessa
parte do vegetal e o consequente dobramento para cima, em direção
oposta ao solo. Nas raízes a maior concentração de auxina tem efeito
inibitório, as células da parte inferior crescem menos e a raiz se curva
para baixo, em direção ao solo.

4-A
5-A
6-C, E, F
7- A
8- E
9- E
10- E
11- C
12-E
13-D
14-A
15-C
16-D
17-D
18-D
19-DVII- FOTOPERIODISMO (pagina 142)

1-
A) O experimento I revela que, por ser a planta de dia curto, ela necessita
de longos e contínuos períodos de escuridão para florir. No caso, o
fotoperíodo crítico é de 14 horas de luz.
B) A interrupção do período continuo de escuridão interferiu no processo de
floração. A proteína é o fitocromo.

2-
a) A conclusão a que se pode chegar a partir do experimento é que a
floração é determinada pelo período contínuo de escuro a que a planta é
submetida.
b) O pigmento é o fitocromo.
c) O fitocromo também está relacionado à queda de folhas (abscisão).

3- C
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Abaixo o Link para a atividade complementar é só clicar:
Atividade complementar - Botânica
Gabarito

Professara Karina

Gabaritos






















Olá cursistas!

Segue o link com o gabarito da atividade complementar.

GABARITO ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Abraços,


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Olá cursistas!

Segue o link com as atividades complementares.

Exercícios extra Gráficos - Biologia

Bom feriado e uma boa atividade!

Abraços,

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