Olá galera!
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Evolução
Genética
Divisões Celulares
DNA - Síntese
TURMA DE SÁBADOCITOLOGIA
TURMA DA SEMANAINTRODUÇÃOORGANELAS
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ABRAÇOS,
MANU
BIOLOGIA AULA 45 CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
: http://youtu.be/mfi4U8V7RyU
Site com exercícios do Enem: Biologia Diversa | Tudo sobre Biologia, ENEM, Vídeo-Aulas, Exercícios, Simulados e muito mais!: Lista de Exercícios
Site sobre Ecologia- Relações Ecológicas: http://www.sobiologia.com.br/ conteudos/Ecologia/ relacoesecologicas.php
Bons estudos!
#manu
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E ai galera!!!
Segue também o Material de Evolução.
Olá Cursistas!
Segue o link para baixar o material de Ecologia!
Abraços,
Olá Galera!!!
Segue o Gabarito das atividades.
Confiram!
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Galera das turmas - Sábado E e F - polos Valdelice e Paulo Freire
Segue abaixo lista de links para complementação das aulas de biologia.
Não deixem de acessar!
Links para acessar:
Professora: Karina
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Gabaritos BIOLOGIA
IV- FOTOSSINTESE (página 130-131)
1-A
2-D
3-G
4-E
5-B
6-L
7- A
8- Questão inadequada para a avaliação de um aluno do Ensino
Médio, pela dificuldade de
interpretação dos gráficos propostos, que se referem ao
comportamento particular de três
espécies de plantas.
a) A planta do gráfico A provavelmente está presente num
bioma de clima
temperado, como, por exemplo, uma floresta decídua
temperada. A do gráfico
B é seguramente de um bioma de clima quente, por exemplo,
uma floresta
tropical. A do gráfico C é uma planta de deserto.
b) As folhas da planta representada no gráfico C devem ser
pequenas, de
cutícula espessa e com estômatos localizados em criptas.
9-
ACESSEM:
http://www.institutocarbonobrasil.org.br/mudancas_climaticas/efeito_estufa
O CO2 é um dos gases atmosféricos que contribui para o
efeito estufa, que é um
processo que ocorre naturamente, sendo muito importante na
retenção de grande
quantidade de radiação infravermelha na atmosfera terrestre.
Sem o efeito estufa
natural, o planeta Terra poderia ficar muito frio,
inviabilizando o desenvolvimento de
grande parte das espécies animais e vegetais. Isso
ocorreria, pois a radiação solar
refletida pela Terra se perderia totalmente.No entanto, o
grande problema é que o efeito estufa está aumentando muito
rapidamente neste último século, pois está havendo uma alta
emissão de gases como
gás carbônico, metano e óxido nitroso para a atmosfera. A
principal fonte de gás
carbônico é a queima de combustíveis fósseis (carvão,
gasolina, diesel) e as
queimadas das florestas.
Pesquisadores do clima afirmam que, num futuro próximo, o
aumento da temperatura
provocado pelo efeito estufa poderá ocasionar o derretimento
das calotas polares e o
aumento do nível dos mares. Como conseqüência, muitas
cidades litorâneas poderão
desaparecer do mapa.
Respondendo a questão: As florestas também são muito
importantes para a
absorção de CO2, principalmente quando estão crescendo, pois
estas também
transformam o CO2 atmosférico em matéria orgânica sólida por
meio da
fotossíntese, “limpando” a atmosfera. Portanto, um aumento
no número de
árvores plantadas (e não derrubadas) pode ajudar a diminuir
a concentração de
CO2 na atmosfera.VI-HORMÔNIOS E MOVIMENTOS VEGETAIS (página
138-139)
1-B
2- D
3-
a) Caule: geotropismo negativo, isto é, o crescimento do
vegetal se dá em
direção contrária à da força da gravidade
Raiz: geotropismo positivo, isto é, o crescimento ocorre na
mesma
direção que a força da gravidade
b) A concentração de auxina no caule e na raiz de uma planta
em posição
horizontal torna-se maior no lado mais próximo do solo por
causa da
força da gravidade. Essa maior concentração de auxina no
referido lado
determina diferentes efeitos no caule e na raiz. No caule
exerce um
efeito estimulador, provocando maior crescimento das células
nessa
parte do vegetal e o consequente dobramento para cima, em
direção
oposta ao solo. Nas raízes a maior concentração de auxina
tem efeito
inibitório, as células da parte inferior crescem menos e a
raiz se curva
para baixo, em direção ao solo.
4-A
5-A
6-C, E, F
7- A
8- E
9- E
10- E
11- C
12-E
13-D
14-A
15-C
16-D
17-D
18-D
19-DVII- FOTOPERIODISMO (pagina 142)
1-
A) O experimento I revela que, por ser a planta de dia
curto, ela necessita
de longos e contínuos períodos de escuridão para florir. No
caso, o
fotoperíodo crítico é de 14 horas de luz.
B) A interrupção do período continuo de escuridão interferiu
no processo de
floração. A proteína é o fitocromo.
2-
a) A conclusão a que se pode chegar a partir do experimento
é que a
floração é determinada pelo período contínuo de escuro a que
a planta é
submetida.
b) O pigmento é o fitocromo.
c) O fitocromo também está relacionado à queda de folhas
(abscisão).
3- C
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++Abaixo o Link para a atividade complementar é só clicar:
Atividade complementar - Botânica
Gabarito
Professara Karina
Gabaritos
Olá cursistas!
Segue o link com o gabarito da atividade complementar.
GABARITO ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Abraços,
******************************************************
Olá cursistas!
Segue o link com as atividades complementares.
Exercícios extra Gráficos - Biologia
Bom feriado e uma boa atividade!
Abraços,
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